Organização de casamento – fazendo o Budget

Já aprontou a sua lista de convidados? Então está na hora de falarmos sobre dinheiro!!!

Antes de sair por aí contratando a igreja, o buffet, as flores vocês tem que conversar sobre o quanto estão dispostos a gastar com o casamento. Nenhum casamento é barato, são muitos itens e se não houver uma dedicação à escolha de cada item, o dinheiro pode acabar antes mesmo de que tudo esteja contratado.

Vejam também com os pais se eles vão participar e quanto estão dispostos a gastar na festa, mas lembre-os que o fato de darem o dinheiro para a festa não lhes dá o direito de tomarem decisões. Claro que opiniões e sugestões são bem vindas, mas a festa é de vocês e ela tem que ter a cara de vocês, deixem isso bem claro.

Com esses valores em mãos, visitem alguns buffets para terem uma noção do custo por pessoa, este certamente é o maior gasto de todos, sendo que alguns além do serviço e alimentação ainda cobram uma taxa pela locação do espaço.

O valor varia muito e depende do tipo de serviço contratado, podendo ir de um coquetel até um jantar empratado. Este custo incluindo as bebidas e doces certamente representará perto de 30% do valor total. Normalmente os buffets cobram um valor fixo para a locação do espaço e um valor por pessoa para a comida.

As bebidas e comidas contempladas acima não incluem ilhas com bartenders de coquetéis, de brigadeiros de colher ou de comida japonesa, muito em moda hoje em dia.

Outros 50% estarão destinados a decoração da festa e da igreja, trajes da noiva e do noivo, som, iluminação, foto e filmagem.

Os demais 20% contemplam convites e papelaria, aluguel de carro, lembrancinhas, documentação e casamento civil e outras despesas como sandálias, badulaques para a pista de dança e outras miudezas.

Excluímos a lua de mel dessas contas, pois muitas vezes os noivos pedem a lua de mel de presente para o convidados, especialmente aqueles que já estão morando juntos.

Alguns valores independem do número de convidados, entre eles: o custo com a igreja e a sua decoração, o casamento civil, o aluguel do carro, os trajes tanto da noiva quanto do noivo, o salão de beleza.

Alguns sofrem um pouco a influência do número de convidados, como o caso da foto e filmagem, pois para dar conta de mais convidados, às vezes é necessário mais de uma câmera e filmadora.

imagem http://porch.com/

Imagem: porch.com

Os gastos mais pesados dependem muito do número de pessoas que estarão no evento. No caso do buffet, a melhor maneira de se manter no orçamento é controlar bem a lista dos convidados e procurar um cardápio mais econômico. Entre algumas sugestões, um belo buffet de entradas pode diminuir o valor do prato principal. O bolo e os doces podem substituir a sobremesa, os bem casados podem substituir as lembrancinhas e assim por diante, até que o orçamento fique equilibrado.

Muitas vezes ao visitar o salão de festas em plena luz do dia, não se enxerga o potencial dele depois de decorado e iluminado. Nunca descarte um local antes de visitá-lo pronto para um evento, muitos decoradores convidam os noivos para verem como ficará o salão após a decoração. A iluminação também pode tornar um ambiente frio em um local aconchegante e sofisticado, vale o investimento. Verifique sempre se no local ocorre com frequência falta de energia, porque nesses casos pede-se um gerador, que aumentam muito o custo. Na decoração, cuide de escolher flores da estação, pois algumas flores podem elevar substancialmente as despesas. Contudo, existem locais que são por si só muito bonitos e que o valor a ser gasto na decoração poderá ser menor. Estudem suas opções, vejam o que preferem.

Quanto aos outros itens, façam diversos orçamentos e procurem informações  e depoimentos de outros noivos. Às vezes um local podem parecer simples mas apresenta produtos de qualidade. Em outros casos, os produtos são em conta, mas a compra é uma dor de cabeça. O importante é saber comparar os orçamentos e ver o que realmente está sendo cobrado.

Ainda que vocês possam dispor parte do salário para ajudar na cerimônia, conte com esse valor para os itens de menor importância, pois se ocorrer um imprevisto, vocês não precisam se “enforcar” com as despesas do casamento. Se vier a sobrar, ótimo, usem para um upgrade na lua de mel ou para a casa nova. Deixem uma lista para itens a serem incluídos em caso de sobra de orçamento.

Uma última dica, muitas empresas trabalham com bons descontos para pagamento à vista ou em menos parcelas. Negocie em todos os itens, às vezes você não consegue um desconto, mas pode ter um upgrade na compra.

 

Deixe um comentário

Já pediu um orçamento?

1. Selecione uma imagem.

2. Mande no nosso Whatsapp.

3. Informe a quantidade de convites que irá precisar.

novidades?

siga-nos no instagram